Com mais seis bilhões usuários de smartphones em todo o mundo hoje, seu telefone celular é tão vulnerável quanto seu desktop ou qualquer dispositivo conectado à Internet. De sistemas de informação de larga escala e desktops a dispositivos móveis, os hackers evoluíram, roubando-os.
A mineração de dados móveis e as infecções por vírus estão aumentando e seu impacto varia. Para alguns, pode ser tão devastador quanto derrubar um negócio inteiro. Portanto, as infecções por vírus de telefone podem ser ‘mortais’.
Sinais de que seu telefone tem vírus
Um vírus em seu dispositivo (geralmente sem seu conhecimento) pode rastrear e manipular sua atividade online, roubar suas informações, minerar criptomoedas e fazer pagamentos não autorizados.
Portanto, responder rapidamente para remover o vírus é fundamental para mitigar os danos. Para fazer isso, fique atento aos sinais suspeitos de qualquer infecção por vírus:
- Dreno da bateria – o vírus funciona em segundo plano, pois cria estragos no seu telefone; isso consome sua bateria.
- Telefone superaquece e fica lento – o vírus executa tarefas nefastas em segundo plano repetidamente, consumindo uma quantidade significativa de recursos do telefone; seu telefone esquenta e fica lento.
- aplicativos desconhecidos – aplicativos que você não instalou são uma grande bandeira vermelha. Preste atenção sempre que vir algum aplicativo indesejado aparecendo por conta própria.
- Falha excessiva no aplicativo – Se o aplicativo travar repetidamente sem motivo aparente, você pode ter um vírus em seu telefone. O comportamento incomum geralmente é o primeiro aviso de um vírus.
- Picos de uso de dados – um vírus consome seus recursos, incluindo seu plano de dados; um pico repentino no uso de dados pode sinalizar um vírus.
- Aumento repentino na conta de telefone – certos vírus enviam continuamente mensagens SMS de seu telefone, realizam compras no aplicativo e pagamentos não autorizados, aumentando sua conta telefônica.
- Ynossos contatos recebem spam/mensagens estranhas – um vírus em seu telefone pode sequestrar seu serviço de mensagens, criar mensagens com links infectados e enviar spam para seus contatos.
Limpando seu telefone de vírus
Um médico pode aconselhar e prescrever a medicação correta somente se souber o que você tem. O mesmo se aplica aos vírus do seu telefone. As etapas para remover e limpar o vírus do telefone geralmente dependem de sua natureza.
Os vírus estão no seu telefone por diferentes razões. Portanto, eles se comportam de maneira diferente, fazendo com que seu telefone aja de maneira diferente.
A melhor maneira é escanear seu telefone em busca de vírus regularmente com antivirus Programas; eles podem ajudar a remover o vírus e resolver o problema. No entanto, outras etapas mencionadas abaixo ajudam a limpar o telefone de vírus.
Limpeza de vírus em telefones Android
Os dispositivos Android são conhecidos por serem mais vulneráveis a ataques de malware em comparação com o iOS; isso se deve ao seu código-fonte aberto. Se você é um usuário de telefone Android, o software antivírus é essencial, pois é uma maneira segura de proteger seu telefone contra vírus. Use-o para escanear seu telefone Android em busca de ameaças de segurança e remover malware identificado.
Você também pode seguir as etapas abaixo para limpar seu telefone Android de vírus:
1. Faça backup do seu telefone
É sempre uma boa prática fazer backup dos dados do telefone antes de solucionar problemas e remover vírus manualmente do telefone. Uma simples transferência de arquivo USB para sua área de trabalho fará. Conecte seu telefone à área de trabalho e transfira todos os dados para ele.
2. Limpar cache
Localize os navegadores que você costuma usar. Os navegadores terão várias maneiras de limpar o cache e os downloads. No geral, as etapas permanecerão praticamente as mesmas. Portanto, siga as etapas para cada navegador para limpar seu cache e armazenamento. Às vezes, links suspeitos são incorporados nesses sites duvidosos. Como tal, limpar o cache do navegador ajuda.
3. Reinicie o telefone no modo de segurança
A inicialização no modo de segurança interrompe os aplicativos de terceiros (incluindo vírus) e ajuda a solucionar melhor os problemas do seu telefone. Se o seu dispositivo Android for executado na versão 6.0 ou mais recente, pressione e segure o botão liga/desliga até que as opções de energia apareçam. Toque e segure ‘Desligar’ até ver Reiniciar no modo de segurança e toque no prompt.
Observe que o texto exato do prompt pode variar dependendo do fabricante, mas as etapas devem ser as mesmas. Aguarde o telefone reiniciar. Os aplicativos e widgets devem ficar esmaecidos. Você tem acesso apenas aos recursos primários. Fazer esta etapa ajuda a solucionar problemas melhor para identificar a origem do problema.
4. Localize aplicativos suspeitos
Quando você está no modo de segurança, precisa encontrar aplicativos suspeitos e desconhecidos. Comece examinando os instalados recentemente. Vá para ‘Configurações’ > ‘Aplicativos’. Examine a lista suspensa de aplicativos instalados. Depois de identificar o culpado, toque nele e as informações do aplicativo serão exibidas. Toque em ‘Forçar parada’ e depois em ‘Desinstalar’.
Fazer isso pode não remover completamente o vírus, mas ajuda a evitar que ele se espalhe ainda mais e cause mais danos. Continue a procurar outros aplicativos que possam estar infectados. Repita as etapas de desinstalação acima para esses aplicativos. Em seguida, reinicie o telefone.
5. Altere a senha da sua conta do Google
Como um vírus de telefone pode sequestrar sua conta do Google e comprometer a segurança, você deve alterar a senha da sua conta imediatamente. Acesse a página da sua Conta do Google. Se ainda não estiver conectado, faça-o. Localize ‘Segurança’ no painel esquerdo. Selecione ‘Fazer login no Google’. Selecione ‘Senha’ (talvez seja necessário fazer login novamente). Digite sua nova senha e clique em ‘Alterar senha’.
Esta etapa não visa limpar o telefone de vírus, mas mitigar os riscos de segurança.
6. Use o Google Play Protect
Supondo que você já tenha um software antivírus instalado em seu telefone, você pode ativar o Google Play Protect como uma medida de proteção secundária. Inicie o aplicativo Google Play Store e abra o menu sob seu avatar. Ative ‘Play Protect’ para escanear seu dispositivo em busca de ameaças de segurança.
7. Redefina o telefone para as configurações de fábrica
Se você achar que esgotou todos os seus caminhos e o problema persistir, considere redefini-lo para as configurações de fábrica. As etapas para fazer isso podem diferir dependendo do seu dispositivo Android.
No entanto, você pode ir para ‘Configurações’ > ‘Gerenciamento geral> ‘Redefinir’ > ‘Redefinir dados de fábrica’. Em seguida, restaure a partir de um backup anterior, de preferência antes do início dos problemas.
Limpando Vírus em iPhones
O iPhone operaO sistema de controle é seguro em geral, mas os vírus ainda podem invadir seu iPhone com jailbreak. Assim como os dispositivos Android, empregar um software antivírus confiável para iOS é a melhor maneira não apenas de remover vírus, mas também de ajudar a proteger seu dispositivo contra possíveis infecções futuras.
1. Faça backup do seu iPhone
Manter uma backup dos dados do seu telefone antes de fazer qualquer coisa no seu iPhone.
Use o Finder, um recurso do macOS para navegar e acessar conteúdo em seu computador. Mais uma vez, conecte seu iPhone via USB à sua área de trabalho e transfira todos os dados. Você precisará do macOS 10.15 ou posterior para usar o Finder para fazer backup do seu telefone. As versões anteriores do macOS requerem o iTunes.
Clique em ‘Geral’ na parte superior da tela da janela do Finder. Selecione ‘Fazer backup de todos os dados do seu iPhone neste Mac’. Clique em ‘Fazer backup agora’.
2. Atualizar o iOS
é crucitudo para manter o seu operating sistema e software atualizados conforme vêm com correções de segurança. Os vírus atacam vulnerabilidades em versões desatualizadas do iOS. Portanto, certifique-se de que sua versão do iOS esteja atualizada para corrigir essas falhas de segurança e remover quaisquer vírus.
Você pode atualizar a versão do seu iPhone iOS para o mais recente wirelessly. Vá para ‘Configurações’ > ‘Geral’ > ‘Atualização de Software’. Pode haver uma lista de mais de uma atualização disponível. Selecione o que você deseja e toque em ‘Instalar agora’.
No entanto, se você vir ‘Baixar e instalar’, toque nele, digite sua senha e toque em ‘Instalar agora’.
3. Exclua aplicativos suspeitos
Aplicativos desconhecidos em seu iPhone são motivo de suspeita e podem ser maliciosos. Portanto, excluir esses aplicativos suspeitos pode ajudar a remover um vírus do iPhone. Percorra o seu iPhone e tente identificar todos os aplicativos baixados na época em que o problema começou.
Depois de identificar o aplicativo, toque e segure o aplicativo na tela inicial. Em seguida, toque em ‘Remover aplicativo’ > ‘Excluir aplicativo’ para excluí-lo do seu iPhone.
4. Limpar histórico e dados de navegação
Clicar em um link infectado em um site pode infectar seu iPhone com um vírus. Você precisa limpar o histórico e os dados do navegador em questão. Para fazer isso, inicie o Safari e vá para Configurações. Toque em ‘Limpar histórico e dados do site’. Limpar seu histórico, cookies e dados de navegação do Safari não alterará suas informações de preenchimento automático.
5. Restaure seu iPhone
Restaurar seu iPhone para um estado de backup anterior pode ajudar a remover o vírus. No entanto, você deve ter versões de backup mais antigas para que esta etapa funcione. Portanto, localize uma versão de backup anterior antes do problema.
Para restaurar de um backup no iCloud:
- apagar o conteúdo em seu iPhone.
- Configure seu iPhone. Percorra as etapas na tela.
- Na tela ‘Aplicativos e dados’, toque em ‘Restaurar’ no backup do iCloud.
- Use seu ID Apple para entrar no iCloud.
- Percorra a lista de voltaups disponível e selecione o relevante.
- A transferência será iniciada.
- Entre com seu ID Apple para restaurar seus aplicativos e compras.
- A transferência começa e pode demorar algum tempo.
- Conclua a configuração.
Para restaurar a partir de um backup em seu computador:
- Dependendo da versão do macOS, você usa o Finder ou o iTunes para fazer backup.
- Conecte seu iPhone à área de trabalho por meio de um cabo USB.
- Localize seu iPhone na tela da janela.
- Clique em ‘Restaurar backup’.
- Encontre a versão de backup relevante.
- Clique em ‘Restaurar’.
- Depois que a restauração for concluída, mantenha seu dispositivo conectado após a reinicialização.
- A sincronização com o seu computador será iniciada
- Espere até a conclusão.
6. Altere sua senha de ID Apple
Com um vírus no seu iPhone, você deve mudar sua senha do ID Apple pois você não sabe se a senha do seu ID Apple foi comprometida. Vá para as configurações.’ Localize seu nome > ‘Senha e segurança’. Em seguida, toque em ‘Alterar senha’.
Novamente, isso é mais uma medida de precaução do que uma etapa para limpar seu telefone de um vírus.
7. Redefina seu iPhone para as configurações de fábrica
Pense duas vezes antes de recorrer à redefinição de fábrica do seu iPhone. No entanto, se tudo falhar, você terá que considerar limpar o iPhone e redefinir para as configurações de fábrica. Você precisará apagar seu iPhone para remover todo o conteúdo e configurações do seu iPhone.
Apagar através das configurações:
- Vá para as configurações.
- Toque em ‘Geral’.
- Toque em ‘Transferir ou Redefinir iPhone’.
- Toque em ‘Apagar todo o conteúdo e configurações’.
Apagar pelo computador:
- Conecte seu iPhone ao computador (cabo USB).
- Ligue o seu iPhone.
- Inicie o Finder para macOS 10.15 ou posterior.
- Clique no botão iPhone na barra lateral do Finder.
- Clique em ‘Geral’ na parte superior e clique em ‘Restaurar iPhone’.
OR
- Atualize seu iTunes para a versão mais recente se estiver no macOS 10.14 ou anterior ou em um PC com Windows.
- Execute o iTunes.
- Clique no botão iPhone (canto superior esquerdo).
- Clique em ‘Resumo’.
- Clique em ‘Restaurar iPhone’.
Mantendo seu telefone livre de vírus
Manter seu telefone livre de vírus é o mesmo que proteger sua saúde física. Assim como você deseja se manter saudável, também deve manter a saúde do seu telefone. Veja o que você pode fazer para garantir que seu telefone permaneça livre de vírus:
Use um software antivírus confiável
Seja em qualquer telefone que você tenha, o software antivírus pode fazer a diferença na proteção de seu telefone contra vírus. É sem dúvida a melhor defesa contra vírus móveis. Verifique regularmente seu telefone para que as ameaças sejam detectadas com antecedência. Certifique-se de atualizar seu antivírus regularmente. Um antivírus desatualizado é como fechar o portão de sua casa sem trancá-lo.
Pense duas vezes ao baixar aplicativos
Não basta baixar aplicativos de qualquer lugar. Aplicativos de terceiros podem incorporar vírus que infectam seu telefone. Portanto, examine os aplicativos cuidadosamente antes de clicar em ‘Baixar’. Tanto o Google quanto a Apple estão vigilantes para manter seus aplicativos seguros.
Sempre baixe aplicativos da Google Play Store ou da Apple Store ou apenas de fontes verificadas.
É melhor verificar a segurança e a credibilidade do aplicativo, não importa o que aconteça. Não custa nada tomar precauções extras. Confira as análises e avaliações independentes e anote a contagem de downloads. Estas são boas notas de rodapé para ajudar na sua decisão.
Atualize seu telefone regularmente
Os desenvolvedores geralmente lançam atualizações para corrigir bugs e preencher falhas de segurança encontradas em versões anteriores. Portanto, você deve atualizar constantemente o seu telefone operating sistema e aplicativos com as versões mais recentes. Você gostaria de equipar seu telefone com o necessário para combater ataques cibernéticos.
Limpe o histórico, o cache e os downloads do navegador
Você nunca sabe o que pode ter clicado inadvertidamente. Esses links suspeitos estão no histórico do seu navegador. Limpar o navegador e o histórico de dados removerá esses links suspeitos. Portanto, crie o hábito de limpar o histórico, o cache e os downloads do navegador; pode haver adware à espreita no navegador.
Pratique a Higiene Digital Segura
Esteja sempre atento quando estiver online. Apenas clique em algo com a devida diligência. Os vírus podem vir de links suspeitos em e-mails, mensagens de texto, mídias sociais, anexos de e-mail e outros. Quaisquer links ou mensagens desconhecidas são motivo de alerta.
Você não deve fazer o jailbreak do seu telefone. Fique enraizado para permitir atualizações e patches necessários para o seu operasistema ting.
Recomendamos estes aplicativos antivírus para telefone
Existem muitos softwares antivírus disponíveis, alguns gratuitos e outros pagos. Você deve fazer sua devida diligência e pesquisar o software antivírus necessário antes de cometer. Afinal, um antivírus incompetente dá uma falsa sensação de segurança que não é um bom presságio para você. Aqui estão alguns softwares antivírus para telefone que você pode considerar:
1. Segurança Móvel Bitdefender
Compatível apenas com Android, Segurança móvel Bitdefender contém uma riqueza de recursos avançados de segurança e privacidade. O Bitdefender Mobile Security é comprovado por pontuações de testes independentes. Ele protege você contra vírus e malware e também evita golpes móveis baseados em links.
Com um impacto mínimo na duração da bateria, você desfruta dos recursos VPN, Antirroubo e WearON (extensível ao smartwatch). Há uma taxa de assinatura anual.
2. Norton Mobile Security
No Android, Norton Mobile Security é baseado em um sistema de rede de inteligência cibernética que protege efetivamente seu telefone contra ameaças cibernéticas móveis e golpes online. O Norton Mobile Insight, um sistema proprietário de análise de aplicativos, rastreia e analisa lojas de aplicativos e aplicativos em execução. Ele usa aprendizado de máquina para entender os comportamentos do aplicativo Android.
A premiada tecnologia de verificação de aplicativos protegida por patente do Norton detecta e protege proativamente seu telefone contra ameaças móveis. O Norton Mobile Security oferece proteção Wi-Fi, dispositivo e segurança SMS. Você terá que pagar uma taxa de assinatura anual.
3. Avast Mobile Security
Suportando Android e iOS, você não pode errar com o Avast Mobile Security. Analise seu dispositivo em tempo real com o premiado antivírus gratuito da Avast para Android e seu aplicativo antivírus de segurança avançada para iOS. O Avast Mobile Security fortalece a segurança do seu telefone e sua privacidade gratuitamente.
Avast Mobile Security para Android detecta aplicativos maliciosos antes da instalação, bloqueia links e sites maliciosos e sinaliza sites suspeitos. Ele também ajuda a verificar a segurança da rede Wi-Fi e possui recursos antirroubo.
Conclusão – a segurança do telefone depende de você
Não importa o quão cuidadoso e consciente você seja quando estiver online em seu telefone, as chances de seu telefone ser infectado por vírus existem. Não espere até que seu telefone seja infectado. Implante métodos de prevenção, incluindo a execução de um software antivírus confiável em seu telefone, para ajudar a protegê-lo contra ataques.
O antivírus também pode ajudar a remover o vírus e limpar as infecções. No entanto, se você tiver que fazer isso manualmente, as etapas acima são as que você pode seguir para limpar o telefone de vírus.