Pagina Inicial / Artigos / Guias de hospedagem na web / Nome de domínio e DNS explicados

Nome de domínio e DNS explicados

 O que é um nome de domínio? 

BestHostingChecker.net é um nome de domínio.

Um nome de domínio refere-se ao endereço do seu site. Um nome de domínio não é algo físico que você pode tocar ou ver. É uma sequência de caracteres que dá uma identidade ao seu site (sim, um nome, como humanos e empresas).

Exemplos de nomes de domínio: Google.com, Alexa.com Linux.org, Yahoo.co.uk e BestHostingChecker.net. Todos os nomes de domínio são exclusivos. Isso significa que só pode haver um alexa.com no mundo. Você não pode registrar um nome depois que ele for registrado por outros (governado por ICANN).

 Compreendendo a estrutura do nome de domínio 

A estrutura de um nome de domínio compreende várias partes. As três partes comuns são subdomínio, domínio de segundo nível e domínio de nível superior.

O que é subdomínio? O que é o TLD? Qual é o nome do domínio?
As partes de diferença em um nome de domínio: subdomínio, domínio de segundo nível e domínio de nível superior.

Domínio de nível superior

No nível mais alto, temos o domínio de nível superior (TLD). Domínios de primeiro nível (TLDs) são um conjunto de nomes genéricos na hierarquia – COM, NET, ORG, EDU, INFO, BIZ, CO.UK e assim por diante. A lista oficial de todos os domínios de nível superior é mantida pelo Autoridade de números atribuídos da Internet (IANA) no Banco de dados da zona raiz. Em abril de 2023, havia 1,547 TLDs em nosso sistema de nomes de domínio (veja as estatísticas oficiais na ICANN).

Exemplos de TLDs

Alguns TLDs comumente vistos são os seguintes:

COM, NET, ORG, EDU, INFO, BIZ, CO.UK, BIZ, BR, CA, CN, CO, CO.JP, COM.SG, COM.MY, EDU, ES, FR, INFO, MOBI, TECH, RU, UK, US,

Alguns TLDs menos conhecidos incluem:

AF, AX, BAR, BUSINESS, BID, EXPERT, GURU, JOBS, MOBI, TECH, ESTATE, WIEN, WTF, WOW, XYZ

Embora a maioria desses TLDs esteja aberta para registro público, existem regulamentos rígidos sobre o registro de certos domínios.

Além disso, certas extensões desses TLDs são usadas para descrever as ‘características’ do site – como BIZ para empresas, EDU para educação (escolas, universidades, colegas, etc.), ORG para organizações públicas e nomes de domínio de nível superior com código de país para locais.

Domínios de primeiro nível com código de país (ccTLDs)

TLDs de códigos de países

Um domínio de nível superior com código de país (ccTLD) é um domínio de nível superior da Internet de duas letras especificamente atribuído a um país ou território dependente. Estes são baseados nos códigos de país ISO 3166-1 alfa-2. Por exemplo, “.us” é o ccTLD dos Estados Unidos. O “.uk” é para o Reino Unido, “.fr” para França, “.jp” para Japão, e assim por diante.

Abaixo está a lista completa de domínios de primeiro nível com código de país (ccTLDs) ordenados em ordem alfabética.

.ac .ad .ae .af .ag .ai .al .am .an .ao .aq .ar .as .at .au .aw .ax .az .ba .bb .bd .be .bf .bg 
.bh .bi .bj .bm .bn .bo .br .bs .bt .bw .by .bz .ca .cc .cd .cf .cg .ch .ci .ck .cl .cm .cn .co 
.cr .cu .cv .cx .cy .cz .de .dj .dk .dm .do .dz .ec .ee .eg .er .es .et .eu .fi .fj .fk .fm .fo 
.fr .ga .gd .ge .gf .gg .gh .gi .gl .gm .gn .gp .gq .gr .gs .gt .gu .gw .gy .hk .hm .hn .hr .ht 
.hu .id .ie .il .im .in .io .iq .ir .is .it .je .jm .jo .jp .ke .kg .kh .ki .km .kn .kp .kr .kw 
.ky .kz .la .lb .lc .li .lk .lr .ls .lt .lu .lv .ly .ma .mc .md .me .mg .mh .mk .ml .mm .mn .mo 
.mp .mq .mr .ms .mt .mu .mv .mw .mx .my .mz .na .nc .ne .nf .ng .ni .nl .no .np .nr .nu .nz .om .pa .pe .pf .pg .ph .pk .pl .pn .pr .ps .pt .pw .py 
.qa .re .ro .rs .ru 
.rw .sa .sb .sc .sd .se .sg .sh .si .sk .sl .sm .sn .sr .st .sv .sy .sz .tc .td .tf .tg .th .tj 
.tk .tl .tm .tn .to .tr .tt .tv .tw .tz .ua .ug .uk .us .uy .uz .va .vc .ve .vg .vi .vn .vu .wf 
.ws .ye .za .zm .zw

Regulamentos sobre ccTLDs

Para os usuários que desejam registrar uma opção de nome de domínio específico do país, boa parte do processo de registro será dedicada a determinar se o cliente é ou não residente desse país e, portanto, legalmente autorizado a comprar um de seus países domínios de nível superior específicos (falaremos sobre isso mais tarde).

Por exemplo, o registro de domínios de primeiro nível com código de país (como .co.uk para o Reino Unido) é restrito aos cidadãos do país correspondente; e as atividades com sites de tais domínios são regidas por regulamentos locais e leis cibernéticas.

Domínio de segundo nível

Em seguida na hierarquia vem o domínio de segundo nível (SLD). Essa parte normalmente fica diretamente à esquerda do TLD e é a parte mais reconhecível do nome de domínio, muitas vezes servindo como o nome do site.

Por exemplo, no nome de domínio ‘google.com’, ‘google’ é o SLD. Esse nome geralmente é escolhido pela pessoa ou organização que registra o domínio e geralmente pode ser uma marca registrada ou nome de marca.

Subdomínio

Por fim, os subdomínios são elementos opcionais que aparecem à esquerda do SLD. Eles ajudam a organizar e navegar em diferentes seções de um site. Por exemplo, ‘blog.google.com’ usa ‘blog’ como um subdomínio para direcionar os visitantes à seção de blogs do Google.

Você pode adicionar livremente um subdomínio ao seu domínio registrado, desde que seu host da web fornece o serviço.

 Como comprar um nome de domínio? 

Obtendo seu próprio domínio se resume a duas maneiras:

  1. Comprar e registrar um domínio totalmente novo ou
  2. Aquisição de uma que é atualmente propriedade de outra pessoa.

Existem prós e contras em ambos os caminhos, mas, em última análise, cabe a você decidir se prefere pagar por endereços caros, mas conhecidos (domínios ativos) ou mais baratos, mas menos conhecidos (domínios novos).

Veremos abaixo as duas maneiras de comprar um nome de domínio.

Registrando um novo domínio

Exemplo: digite o nome de domínio desejado na barra de pesquisa em Namecheap para verificar se está disponível.

1. Verificar disponibilidade de domínio

Depois de decidir seu nome de domínio, é hora de verificar se esse nome específico está disponível. Faça uma pesquisa simples com um dos registradores de domínio (por exemplo Namecheap); ou use um mecanismo de pesquisa Whois para verificar se o seu nome de domínio está disponível ou foi obtido.

Se o nome de domínio desejado não estiver disponível, tente ver se há extensões diferentes disponíveis.

2. Registre seu nome de domínio com um registrador

O nome de domínio que você escolheu é perfeito e você verificou que está disponível, agora é hora de registrar o próprio nome de domínio. Basta adicionar o domínio desejado ao carrinho e proceder aos pagamentos, e o domínio agora é seu.

Comprando um domínio existente

Se o nome de domínio desejado estiver em uso, você poderá entrar em contato e comprá-lo do proprietário existente; e transferir a propriedade do domínio por meio de um serviço de custódia.

O que é um Depósito de Nome de Domínio?

Um Domain Name Escrow basicamente um agente terceirizado independente que auxilia no processo de compra e venda de nomes de domínio na internet. Esses sites fornecem uma maneira segura para os compradores comprarem nomes de domínio de vendedores que desejam abrir mão de seus nomes de domínio.

Há vários serviços de depósito de nomes de domínio disponíveis, mas aqui estão alguns que você pode conferir: Escrow.comSedoe BuyDomains.

Para aqueles que planejam comprar seu primeiro domínio, discutimos tudo o que você precisa saber sobre comprar um domínio em outro guia – desde quanto pagar por um novo domínio até a escolha do registrador de domínio certo e a avaliação do nome de domínio antigo. Leia mais nesse guia.

Você deve obter seu nome de domínio e hospedagem na Web do mesmo provedor?

Se você comprar nomes de domínio e serviços de hospedagem No mesmo lugar? Bem, como muitas coisas online – a resposta é “Depende”.

Pessoalmente, costumo registrar meus domínios com NameCheap e hospedá-los com um provedor de hospedagem diferente. Este site que você está lendo, por exemplo, está hospedado em Cloudways .

Isso garante que meu domínio permaneça em minhas mãos caso algo dê errado com meu provedor de hospedagem. É muito mais fácil mudar para uma nova empresa de hospedagem quando você registra seu domínio com um terceiro. Caso contrário, você acaba tendo que esperar que sua empresa de hospedagem libere seu domínio. Isso pode ser complicado, pois eles também estão perdendo seu negócio de hospedagem.

No entanto, muitos webmasters compram seu domínio e o hospedam no mesmo local. Aqui está uma opinião diferente citada do Twitter:

Obtenha os tweets reais aqui e a aqui.

 Quem está governando o processo de registro de domínio? 

Internet Privacidade

As coisas são muito mais complicadas do ponto de vista de um registrador de domínio.

Os processos de registro de domínio são regidos pelo Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Númerosou ICANN.

Esse órgão administrativo é essencialmente um regulador global de práticas recomendadas para registradores, hosts da Web e clientes que interagem com eles.

De acordo com os padrões do órgão, todos os clientes que registram um nome de domínio devem estar preparados para fornecer informações de contato para si mesmos, sua organização, seus negócios e até mesmo seu empregador em alguns casos.

Abuso de nomes de domínio

Dois nomes de domínio semelhantes à primeira vista podem ser confundidos um com o outro, a menos que você esteja prestando atenção à extensão do nome de domínio. Este sistema é frequentemente explorado por invasores de nome de domínio que sequestram nomes de domínio ou registram nomes de domínio semelhantes para que empresas legítimas comprem esses nomes de domínio deles.

Citibank.tk

Um exemplo disso é se um golpista registra um nome de domínio como Citibank.tk e tenta fazê-lo passar por um site real do Citibank. Alguns visitantes podem ser enganados pelo site e inserir dados pessoais nele por engano. Mesmo que não criem sites fraudulentos, os invasores de nomes de domínio costumam infringir marcas registradas, muitas vezes com a intenção de vendê-las a preços inflacionados aos proprietários dessas marcas.

SteveJob. com

O caso de domínio SteveJob.com é outro exemplo. O domínio pertencia a um sul-coreano que atende pelo nome de Steve Jobs Kim e ele o usava para publicar notícias e artigos relacionados à tecnologia. O caso foi resolvido em dezembro de 2019 – onde The Steve Jobs Archive, LLC, um fundo administrado pela viúva de Steve Jobs, Laurene Powell Jobs, ganhou o direito de possuir o nome de domínio.

Em alguns casos, as semelhanças podem ser totalmente inocentes, como no caso do adolescente canadense Mike Rowe, que registrou o domínio MikeRoweSoft para seu negócio de web design. A Microsoft (a empresa) não achou graça e processou, emitindo avisos de cessação e desistência.

Dados WhoIs do nome de domínio

Todo nome de domínio tem um registro publicamente acessível que inclui as informações pessoais do proprietário, como nome do proprietário, número de contato, endereço para correspondência e registro de domínio, além da data de expiração.

É chamado de registro WhoIs e lista o registrante e os contatos do domínio.

Conforme exigido pela Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN), os proprietários do domínio devem disponibilizar essas informações de contato nos diretórios do WHOIS. Esses registros estão disponíveis a qualquer momento para qualquer pessoa que faça uma pesquisa simples de WhoIs.

Em outras palavras, se alguém quiser saber quem é dono de um site, tudo o que deve fazer é executar um pesquisa rápida de WHOIS, digite o nome do domínio e voila, eles têm acesso aos detalhes do registro do site.

Privacidade do domínio

A privacidade do domínio é um serviço, geralmente oferecido pelos registradores de domínio, para proteger as informações pessoais e comerciais de seus clientes. A privacidade do domínio substitui as informações do WHOIS pelas informações de um serviço de encaminhamento feito por um servidor proxy.

Como resultado, suas informações pessoais, como endereço físico, e-mails, número de telefone, etc., são ocultadas do público. A privacidade do domínio é importante porque o registro do seu domínio (ou seja, o Dados WhoIs) também podem ser usados ​​de maneiras que não são legítimas ou desejáveis. Uma vez que qualquer pessoa pode pesquisar um registro WhoIs, spammers, hackers, ladrões de identidade e stalkers podem acessar suas informações pessoais!

Empresas antiéticas verificam as datas de expiração dos domínios e enviam avisos de “renovação” com aparência oficial na tentativa de fazer com que os proprietários de domínios transfiram domínios para sua empresa, ou enviar faturas que são solicitações de serviço para envios de mecanismos de pesquisa e outros serviços questionáveis.

Os remetentes de spam por e-mail e correio tradicional usam os bancos de dados WhoIs para coletar os e-mails dos proprietários de domínio e também entrar em contato com eles com solicitações.

Exemplo de um registro WhoIs
Exemplo de um registro WhoIs (detalhes ocultos com a privacidade do domínio).

 O que é o Sistema de Nomes de Domínio? 

O Domain Name System, ou DNS para abreviar, é um sistema que converte nomes de domínio em endereços IP. Funciona como mágica nos bastidores, ajudando os servidores da Web a fornecer sempre o conteúdo certo. No entanto, poucos entendem as complexidades de como esse fantástico sistema funciona.

A Internet funciona conectando dispositivos por meio de um endereço que usa números em vez de letras. Cada dispositivo tem um único endereço IP. Todas essas informações estão localizadas em servidores DNS. O importante aqui é que os servidores DNS eliminam a necessidade de os humanos memorizarem endereços IP.

Tudo o que você precisa saber é o nome de domínio de um site e o DNS faz o resto.

O que são servidores DNS?

Os servidores DNS são computadores que armazenam um banco de dados de nomes de domínio e seus endereços IP. Eles são responsáveis ​​por resolver nomes de domínio para endereços IP e manter e atualizar o banco de dados de nomes de domínio e endereços IP.

Esses servidores são simplesmente computadores colocados para trabalhar em um trabalho específico. Eles destinam-se apenas a oferecer suporte ao sistema DNS e não precisam fazer mais nada. Existem dois tipos de servidores DNS; Servidores DNS autoritativos e servidores DNS recursivos.

Servidores DNS autoritativos

Os servidores DNS autoritativos são aqueles que têm autoridade para responder a consultas. Quando um usuário digita um nome de domínio e clica em “entrar”, seu computador envia uma consulta para um desses servidores DNS autorizados. Esses servidores DNS autoritativos respondem com todas as informações sobre esse domínio ou subdomínio.

Servidores de nomes autorizados são autorizados para um domínio ou subdomínio específico, portanto, se você quiser pesquisar informações sobre google.com, seu computador enviará a solicitação a um servidor autorizado para o namespace do Google (neste caso, O principal servidor de nomes do Google). 

Suponha que não haja uma resposta em nenhum dos servidores de nomes do Google. Nesse caso, ele enviará sua solicitação para fora do site seguindo as referências até encontrar uma resposta em outro lugar (o que pode levar vários saltos), que geralmente serão os serviços de hospedagem de servidor de outra empresa para outro site, como Facebook ou Blogger).

Servidores DNS Recursivos

Os servidores DNS recursivos são a espinha dorsal da Internet. Mesmo que você não saiba, seu computador usa servidores DNS recursivos diariamente para acessar sites e outros recursos na Internet.

Depois de digitar um URL no navegador da Web, esse URL vai para o servidor DNS recursivo. O servidor DNS recursivo então examina sua memória cache para ver se o endereço IP da URL já está armazenado. 

Se as informações do endereço IP já existirem, o servidor DNS recursivo enviará o endereço IP ao navegador. Você pode ver o site para o qual eles digitaram a URL.

Os servidores DNS recursivos também fornecem segurança adicional para os usuários da Internet, bloqueando o acesso de sites mal-intencionados ao seu computador ou dispositivo móvel. Se você tentar visitar um site não seguro, como um que contém malware ou vírus, o servidor DNS recursivo bloqueará a solicitação.

 Como funciona uma pesquisa de DNS 

Quando você digita um URL em seu navegador da Web, as seguintes etapas ocorrem:

O computador do usuário envia uma consulta para o endereço IP assoassociado a esse URL.

O resolvedor consulta seu servidor de nomes raiz em busca de um endereço IPssoassociado ao nome TLD (Top-Level Domain) solicitado pelo cliente. Por exemplo, suponha que você tente se conectar a www.google.com. Nesse caso, o resolvedor solicitará “com” ao seu servidor raiz e receberá de volta um registro TLD com todos os endereços possíveis que possam conter registros que apontem para os servidores do Google na Internet ou intranets conectadas a ele (por exemplo, 204.232/16).

O resolvedor então envia solicitações para cada endereço até encontrar um que responda corretamente com um registro A contendo informações sobre quantos saltos a mais existem antes de chegar a alguma máquina executando o software de serviço da web do Google (por exemplo, 74/8). 

Assim que encontrarmos o servidor de destino, precisamos apenas de mais uma coisa deles antes de enviar nossa solicitação: seu certificado de chave pública se identificando como o destino correto.

Desempenho DNS
DNS Lookup é um dos elementos que compõem a velocidade de resposta do servidor. Diferentes servidores/provedores de DNS têm diferentes níveis de desempenho. A captura de tela mostra a velocidade de consulta de DNS nos últimos 30 dias com base em Perf DNS medição.

Tipos de consultas DNS

Existem três tipos de consultas DNS – recursivas, iterativas e não recursivas. As consultas recursivas são o tipo mais comum de consulta. Aplicativos como navegadores da web ou clientes de e-mail usam principalmente essas consultas. No entanto, cada consulta tem uma função distinta.

1. Consulta Recursiva

Em uma consulta recursiva, um cliente DNS requer que um servidor DNS (normalmente um resolvedor recursivo DNS) responda ao cliente com o registro de recurso solicitado ou uma mensagem de erro se o resolvedor não conseguir encontrar o registro.

2. Consulta iterativa

Nessa situação, o cliente DNS permitirá que um servidor DNS retorne sua melhor resposta. Se o servidor DNS consultado não corresponder ao nome da consulta, ele produzirá uma referência a um servidor DNS autorizado para um nível inferior do namespace de domínio. 

O cliente DNS fará uma consulta ao endereço de referência. Esse processo continua com servidores DNS adicionais na cadeia de consulta até que ocorra um erro ou tempo limite.

3. Consulta não recursiva

Normalmente, isso ocorre quando um cliente de resolução de DNS consulta um servidor DNS em busca de um registro ao qual ele tenha acesso porque é autoritário para o registro ou porque existe dentro de seu cache.

O que é cache de DNS?

O cache DNS ocorre quando um servidor DNS armazena os resultados de sua consulta em um cache local. Em seguida, ele envia esses registros em cache para os clientes solicitantes, em vez de enviá-los de volta aos servidores DNS autorizados. 

Esse processo pode ajudar a acelerar a navegação na Internet, pois reduz o número de consultas que precisam ser feitas pelo seu computador ou dispositivo móvel. No entanto, em algumas situações, o cache de DNS pode resultar em erros que você só pode resolver aguardando ou limpando o cache. 

A outra alternativa é desabilitar o cache, mas não é uma etapa recomendada, pois tornará sua navegação na web mais lenta.

Em resumo

Em conclusão, entender nomes de domínio e DNS é crucial para se manter relevante nesta era do digital. Seu nome de domínio é a base de sua identidade na Internet ou de sua empresa – certifique-se de escolher um nome de domínio memorável e relevante para seu site.

Foto do autor

Artigo escrito por Jerry Low

Continue lendo