Home / Artigos / Web Tools / Análise sobre a Surfshark

Análise sobre a Surfshark

Empresa: SurfShark

Historial: A Surfshark é uma marca de VPN relativamente jovem. Ao contrário de muitas VPNs novas, apresentou poucos problemas iniciais aquando do seu lançamento. Nos primeiros anos, a Surfshark viu a sua rede de servidores crescer rapidamente. Atualmente, concentra-se na expansão de novos recursos. Depois de um percurso notável nos últimos anos, a Nord Security (a empresa que detém a NordVPN) viu a luz e comprou a Surfshark no início de 2022.

Preço Inicial: 2.30$ / mês

Moeda: Dólar

Visite Online: https://www.surfshark.com

 Resumo da Análise e Classificações 

5

Tendo sido cliente da Surfshark desde o seu lançamento, sou um grande fã. Apesar da sua popularidade, a qualidade do serviço e os preços têm-se mantido relativamente consistentes. Esta VPN oferece velocidades rápidas e uma excelente compatibilidade. Começou também a incluir funcionalidades de segurança mais interessantes.



Desconto especial Surfshark
Obtenha 2 meses gratuitos e poupe 82% ao assinar um contrato de 2 anos agora (2.30$/mês) > Clique aqui.


Resultados do teste de velocidade da Surfshark

LocalizaçãoDownload (Mbps)Upload (Mbps)Ping (ms)
Sem VPN (Referência)529.56497.071
Estados Unidos (Seattle)360.49251.07195
Estados Unidos (Nova Iorque)375.84214.91222
Reino Unido (Londres)391.41204.96249
Alemanha (Berlim)346.38157.16352
Singapura 494.17409.5110
Japão (Tóquio)455.935.10104
Austrália (Perth)383.99243.53217

A velocidade máxima da minha conexão de banda larga é de 500Mbps. Com a Surfshark, consigo manter essa velocidade na maioria dos servidores. Mesmo quando ligado a um servidor Surfshark do outro lado do mundo, o desempenho mantém-se decente. 

Saiba mais pormenores na análise abaixo.

Comparações de preços Surfshark

Serviços VPN *Subscrição de 6 mesesSubscrição de 2 / 3 anos
Surfshark12.95$ / mês2.30$ / mês
AtlastVPN10.99$ / mês2.05$ / mês
CyberGhost12.99$ / mês2.29$ / mês
ExpressVPN12.95$ / mês6.67$ / mês
IPVanish10.99$ / mês3.33$ / mês
NordVPN11.99$ / mês3.99$ / mês
TorGuard9.99$ / mês4.99$ / mês
VyprVPN15.00$ / mês8.33$ / mês

 Prós: O que eu gosto na Surfshark 

1. A Surfshark oferece segurança de alto nível

Surfshark Oferece segurança de nível superior

A Surfshark combina várias funcionalidades que lhe conferem o excelente perfil de segurança de que os utilizadores de VPN necessitam. Obriga a algumas enquanto lhe dá opções com outras para um melhor controlo. Embora seja aconselhável ativar todas as opções de segurança, pode ser necessário alterná-las por conveniência.

Encriptação de nível militar

A encriptação de dados da Surfshark é de topo de gama. A encriptação de dados ajuda a garantir que qualquer informação que saia do seu dispositivo seja inútil, mesmo que caia nas mãos erradas. A Surfshark utiliza AES-256 para criptografia de dadosque é atualmente o mais alto nível de encriptação de dados possível. 

A taxa de encriptação é algo que a Surfshark impõe. Não tem a opção de desativar ou diminuir o padrão de encriptação. É melhor evitar dar um tiro no pé. Algumas marcas de VPN permitem que os utilizadores selecionem níveis de encriptação mais baixos para aumentar a velocidade, o que não é uma boa ideia.

Interruptor de desligamento automático

Pode ativar ou desativar a opção de interruptor de desligamento. Com esta opção ativada, a Surfshark impedirá que quaisquer dados saiam do seu dispositivo se detetar uma desconexão do servidor VPN. Desta forma, não enviará dados diretamente para um destino sem que a VPN o proteja.

Esta opção é relativamente comum nos serviços VPN, e é uma boa ideia garantir que está ativada. Muitas vezes, não consigo distinguir se a minha ligação Surfshark está ativa ou não, uma vez que é rápida, independentemente disso.

Protocolos de segurança

Os protocolos de segurança são as diretrizes das VPNs para a transmissão de dados através da sua ligação. A Surfshark cobre os protocolos mais utilizados atualmente, incluindo IKEv2, OpenVPN (TCP e UDP) e WireGuard. O último é a minha escolha, pois é ridiculamente rápido.

Surfshark Protocolos de segurança
Para escolher manualmente o seu protocolo Surfshark, vá a Definições > Definições VPN > Protocolo.

Servidores MultiHop

Onde um é bom, dois são melhores. Em vez de encaminhar a sua ligação através de um servidor VPN, pode “saltar” através de dois. Embora isto possa ser um passo redundante, pode beneficiar do desafio extra que qualquer pessoa enfrentará se tentar localizar o seu dispositivo.

Testei a Surfshark utilizando uma ligação simples e uma ligação MultiHop. As velocidades são semelhantes. Não é preciso preocupar-se com o facto de o encaminhamento extra abrandar a sua ligação. A minha única queixa é que existem apenas alguns locais de ligação Multi-hop disponíveis:

1º Servidor Surfshark MultiHop2º Servidor Surfshark MultiHop
UKFrança
UKAlemanha
SingapuraHong Kong
USPaíses Baixos
SingapuraPaíses Baixos
USPortugal
AlemanhaSingapura
FrançaSuécia
AlemanhaUK
AustraliaPaíses Baixos
Países BaixosUS
CanadáUS

*As células realçadas indicam os melhores pares de servidores MultiHop a utilizar.

Se planeia utilizar o MultiHop, recomendo que escolha um par de servidores mais próximos um do outro. Por exemplo, Singapura e Hong Kong ou Canadá e os EUA. A distância relativamente mais próxima ajudará a reduzir a latência desnecessária.

Modo de camuflagem

Também conhecido como ofuscação do servidor, o modo de camuflagem da Surfshark ajuda-o a esconder o facto de estar a utilizar uma VPN. Alguns sites são mais raivosos na deteção e bloqueio de utilizadores de VPN. O que eu gosto na Surfshark é que este modo é ativado automaticamente e funciona silenciosamente em segundo plano.

Modo Sem Fronteiras

Se achar que a rede em que se encontra está a dar problemas com a Surfshark, ative o Modo Sem Fronteiras nas definições da aplicação. Embora se destine a ser útil em alguns países com restrições, considero-o útil em situações mais específicas. 

Um exemplo é quando me ligo a muitas redes do escritório que têm protocolos de deteção de ameaças sensíveis. A utilização da Surfshark Sem Fronteiras permite-me utilizar a minha VPN sem problemas enquanto estou na “rede estrangeira”.

Endereço IP dedicado

SurfsharkDedicado Endereço IP é um complemento pago para usuários que não desejam compartilhar seu endereço IP com centenas de outros usuários ou simplesmente desejam um endereço IP fixo toda vez que se conectam ao Surfshark. Atualmente, existem seis locais IP dedicados: EUA (Nova York, San Jose, Los Angeles, Dallas), Reino Unido (Londres), Holanda (Amsterdã); e, segundo a empresa, haverá mais localidades como Alemanha, Japão, Hong Kong, Itália e Canadá, em breve. Um IP dedicado é uma solução ideal para acessar servidores privados ou sistemas corporativos de acesso remoto com mais segurança.

2. Ótimas opções de privacidade com a Surfshark

Surfshark atualizou sua infraestrutura para servidores 100% somente RAM
A Surfshark tornou-se uma das primeiras VPNs a atualizar a segurança da sua infraestrutura com uma rede de servidores 100% sem disco em meados de 2020.

Para além da segurança, outra característica de uma excelente VPN é a sua política de privacidade e tecnologia. Isso é algo que eu acho que a Surfshark oferece em abundância. Desde as suas políticas de não registo de dados a muitas funcionalidades de privacidade. Esta VPN dedica-se a proteger os seus interesses e não recolhe informações pessoais nem armazena quaisquer dados nos seus servidores. 

Pode navegar na web sem se preocupar com o facto de os outros verem o que faz online. As funcionalidades de privacidade de que adoro na Surfshark incluem:

Servidores apenas com RAM

Os servidores da Surfshark funcionam exclusivamente com RAM. Essa forma de memória volátil é muito mais cara do que os dispositivos de armazenamento padrão, como discos rígidos mecânicos ou mesmo unidades NVMe. Mas também são muito mais rápidas.

A melhor parte é que cada reinicialização irá limpar todos os dados dos servidores Surfshark. Isso garante que quaisquer vestígios da sua conexão através desses servidores desaparecem com o puxar de uma ficha. Não consigo pensar numa melhor forma de garantir a privacidade dos clientes do que garantir que é impossível reter dados.

Rotador de IP

Quando eu utilizei uma VPN, muitas vezes preocupo-me se ela vai me atribuir o mesmo endereço IP. A Surfshark resolve esse problema utilizando um Rotador de IP que troca o IP atribuído periodicamente.

A troca é contínua, pelo que o seu IP pode ser alterado várias vezes durante uma única sessão. Nem se aperceberá quando isso acontecer, uma vez que não há qualquer interrupção na sua navegação ou utilização da web.

Incogni por Surfshark

Por falar em privacidade, a Surfshark também tem outro produto chamado Incogni. Embora seja separado da VPN, ajuda-o a tirar os seus dados das mãos dos corretores de dados. É um conceito interessante e achei-o bastante útil. Saiba mais na minha análise sobre o Incogni or inscreva-se agora para uma subscrição de um ano e obtenha 50% de desconto. 

3. Surfshark é uma escolha de confiança

A Surfshark notifica o público de quaisquer pedidos oficiais de informação que receba.
SurfShark Auditorias Independentes
A Surfshark afirma ter passado por auditorias independentes realizadas pela Cure53. Aqui está o seu relatório de auditoria sobre a  Extensão SurfShark VPN Chrome (2018) e a Infraestrutura SurfShark (2021).

A Surfshark foi inicialmente sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, mas recentemente mudou-se para os Países Baixos. O novo local ainda é aceitável, pois esse país também não impõe leis de retenção de dados.

Os Países Baixos também não fazem parte do grupo de países da Aliança 5/9/14 Eyes – o que considero vital ao selecionar uma VPN. Outras características que conferem maior credibilidade incluem a política rigorosa de não registo de dados, auditorias independentes e, mais importante, um Aviso de Garantia.

Os Avisos de Garanta são boletins públicos que apresentam avisos de todos os pedidos de informação privada. Isto inclui pedidos de dados por parte de agências governamentais, ordens de sigilo e muito mais. É uma forma fantástica de se manter transparente para os seus utilizadores.

4. Excelente velocidade e fiabilidade da VPN na Surfshark

Resultados do nosso teste de velocidade da Surfshark

LocalizaçãoDownload (Mbps)Upload (Mbps)Ping (ms)
Sem VPN (Referência)529.56497.071
Estados Unidos (Seattle)360.49251.07195
Estados Unidos (Nova Iorque)375.84214.91222
Reino Unido (Londres)391.41204.96249
Alemanha (Berlim)346.38157.16352
Singapura 494.17409.5110
Japão (Tóquio)455.935.10104
Austrália (Perth)383.99243.53217

Nota: Discutir as velocidades da VPN é um assunto totalmente diferente, por isso, se não tiver a certeza do que faz com que a sua VPN seja rápida (ou lenta), consulte o meu Guia VPN aqui.

A velocidade é uma das características mais importantes de qualquer serviço VPN. Uma VPN lenta é inútil, mesmo que seja a mais segura. Graças ao WireGuard, muitos serviços VPN – incluindo a Surfshark – conseguem quebrar as barreiras da velocidade.

Quando utilizo o protocolo WireGuard com a Surfshark, consigo atingir velocidades de rede quase máximas para a minha ligação VPN. Isso é algo que o OpenVPN nunca conseguiu fazer comigo, mesmo quando me conecto a servidores VPN locais próximos.

A velocidade máxima da minha conexão de banda larga é de 500Mbps. Com a Surfshark, consigo manter essa velocidade na maioria dos servidores. Mesmo quando ligado a um servidor Surfshark do outro lado do mundo, o desempenho mantém-se decente. 

Embora o OpenVPN seja um protocolo testado e comprovado, ele simplesmente não se compara ao WireGuard em termos de desempenho. Note-se, no entanto, que a latência continua a ser uma consideração que o WireGuard não consegue ultrapassar totalmente. Isso é simplesmente a lei da física.

Mais detalhes sobre os nossos testes de velocidade da Sufshark

Especificações da plataforma de teste

  • Dispositivo – AMD Ryzen 5800X, 32 GB de RAM
  • OS – Windows 11
  • Router -Asus AX86U
  • Conexão de rede – LAN Gigabit
  • Velocidade da Internet – 500Mbps
  • Aplicação Surfshark – Versão 3.4.4
  • Protocolo utilizado – WireGuard
  • Localização física– Malásia

Sem VPN

Teste de velocidade sem VPN
Resultado do teste de velocidade sem conexão VPN – Download = 529 Mbps; Upload = 497.07 Mbps (veja os resultados reais dos testes).

EUA (Seattle)

Surfshark Teste de velocidade dos EUA Seattle
Resultado do teste de velocidade Surfshark de Seattle, EUA – Download = 360 Mbps; Upload = 251 Mbps (veja os resultados reais dos testes).

EUA (Nova Iorque)

Surfshark Teste de velocidade dos EUA Nova York
Resultado do teste de velocidade Surfshark de Nova Iorque, EUA – Download = 375 Mbps; Upload = 214 Mbps (veja os resultados reais dos testes).

Reino Unido (Londres)

Surfshark Teste de velocidade do Reino Unido Londres
Resultado do teste de velocidade Surfshark de Londres, Reino Unido – Download = 391 Mbps; Upload = 204 Mbps (veja os resultados reais dos testes).

Alemanha (Berlim)

Surfshark Teste de velocidade da Alemanha
Resultado do teste de velocidade Surfshark de Berlim, Alemanha – Download = 346 Mbps; Upload = 157 Mbps (veja os resultados reais dos testes).

Ásia (Singapura)

Teste de velocidade da Surfshark a partir de Singapura
Resultado do teste de velocidade Surfshark de Singapura – Download = 494 Mbps; Upload = 409 Mbps (veja os resultados reais dos testes).

Austrália (Perth)

Surfshark Teste de velocidade da Austrália
Resultado do teste de velocidade Surfshark de Austrália – Download = 383 Mbps; Upload = 243 Mbps (veja os resultados reais dos testes).

Japão (Tóquio)

Surfshark Teste de velocidade de Tóquio Japão
Surfshark resultado do teste de velocidade de Tóquio Japão – Download = 455 Mbps; Carregar = 5 Mbps (veja os resultados reais dos testes).

5. Ampla gama de dispositivos suportados

A aplicação do Windows para a Surfshark é fácil de utilizar, mesmo para iniciantes. Para selecionar conectar-se aos seus servidores VPN, basta selecionar “Localização mais rápida” ou um país no menu. Para expandir o menu da aplicação da Surfshark , passe o rato sobre a barra de navegação à esquerda.

A Surfshark mantém uma interface de utilizador simplista, mas altamente funcional. A experiência é consistente na maioria das plataformas. Isso é importante, pois funciona em várias plataformas, incluindo Windows, Linux, macOS, vários routers, etc.

Obter o equilíbrio perfeito de uma interface limpa que não seja excessivamente básica é um desafio que muitas VPNs parecem enfrentar. A Surfshark acerta em cheio ao escolher os elementos corretos para dar prioridade, ocultar ou relegar às definições de sub-menus. 

Dispositivos suportados pela Surfshark

Pode utilizar a Surfshark nos seguintes dispositivos e plataformas:

  • Mac OS
  • iOS
  • Navegador Firefox
  • Vários routers
  • Várias Smart TVs
  • Windows
  • Android
  • FireTV
  • Xbox
  • Linux
  • Navegador Chrome
  • AppleTV
  • PlayStation

A gama de plataformas e dispositivos que a Surfsharks suporta também é importante. A Surfshark é um dos poucos serviços de VPN que não limita o número de conexões que pode usar simultaneamente – seja uma família com seis dispositivos – cada um a transmitir Netflix ou Hulu – ou uma empresa com várias lojas.

Hoje, graças à Internet das coisas (IoT), praticamente está tudo conectado à Internet. Um agregado familiar pode facilmente ter até 10 dispositivos conectados a várias redes. A minha casa, por exemplo, tem três telemóveis, três tablets, quatro PCs de secretária, um portátil, um router e duas smart TVs!

A única desvantagem é que notei uma experiência um pouco diferente nas várias plataformas. Por exemplo, utilizar a Surfshark no Linux pode ser mais complicado do que na maioria das outras plataformas. No entanto, isso provavelmente deve-se à natureza da plataforma, e não à aplicação da Surfshark.

6. Torrenting na Surfshark é fácil, rápido e seguro

O torrenting é uma faca de dois gumes para muitos fornecedores de serviços. Por um lado, é popular e procurado por muitos utilizadores. O reverso da medalha é o risco de os utilizadores de P2P violarem os direitos de autor, pelo que o fornecedor de serviços pode ser responsabilizado.

Ainda assim, a Surfshark faz bem em abrir todos os seus servidores a atividades de torrenting. Fornece largura de banda suficiente para garantir que todos recebem um tratamento justo, mesmo com tráfego de dados de grande volume. É possível escolher qualquer servidor Surfshark para P2P; não restringe o torrenting a alguns servidores selecionados.

Embora as velocidades permaneçam bastante aceitáveis, descobrirá que a utilização de qualquer VPN diminuirá um pouco a velocidade dos seus torrents. É inevitável, e penso que a Surfshark já fez o seu melhor para atenuar esse fator.

7. A Surfshark desbloqueia muitas plataformas de streaming

Utilizo mais a Netflix e estou satisfeito com o facto de a maioria das regiões que frequento não ter problemas em trabalhar com a Surfshark. Isto aplica-se principalmente aos EUA, Austrália, Japão e Hong Kong.

As melhores VPNs para streaming têm algumas coisas em comum. São as que melhor conseguem combinar encriptação de alto nível, velocidades excelentes e compatibilidade com plataformas multimédia. O resultado é uma ligação de streaming de multimédia rápida e fiável.

A Surfshark é uma dessas VPNs. É uma das VPNs com melhor desempenho que já testei, o que a torna perfeita para streaming de conteúdo de vídeo UHD na web. A Surfshark funciona perfeitamente com plataformas de streaming populares como Netflix, Hulu, HBO Now, Amazon Prime Video, BBC iPlayer, Disney+ e muito mais.

8. Excelente apoio ao cliente

Registros de bate-papo recentes com Surfshark ajuda
Um dos meus registos de chat com o apoio da Surfshark .

Ao verificar o apoio ao cliente, fiquei sempre muito satisfeito com os resultados. Entrei em contacto com eles duas vezes, uma com uma questão de vendas e outra com uma questão mais técnica. Em ambas as ocasiões, as respostas foram rápidas (em poucos segundos).

Também fiquei satisfeito com os conhecimentos demonstrados pelo pessoal de apoio, que conseguiu resolver os meus problemas de forma rápida e eficiente.

 Contras: O que há de menos bom na Surfshark 

1. O “servidor mais rápido” não é necessariamente certo

SurfShark Recursos de servidor mais rápidos

Quando utilizei a aplicação Surshark VPN pela primeira vez, queria ver como se sairia com tudo por defeito. Tudo o que fiz foi instalá-la, introduzir as minhas credenciais e clicar em “servidor mais rápido”. A aplicação ligou-me a um servidor no meu país – com resultados desanimadores. 

O mesmo aconteceu com a opção “Servidor mais próximo”.

Selecione por si mesmo o servidor se quiser obter velocidades rápidas na Surfshark. Escolha um que esteja próximo, num local que tenha uma infraestrutura de alta qualidade. Encontrei as melhores velocidades quando me liguei a um servidor Surfshark na Singapura.

2. Segurança extra custa mais

SurfShark Antivirus

Embora eu aplauda a Surfshark por manter taxas de subscrição baixas, há uma razão pela qual eles conseguem isso. A empresa separa o produto VPN principal dos recursos de segurança extras, como antivirus, monitorização de e-mail, alertas de fuga de identidade e muito mais.

Optar pelas funcionalidades de segurança adicionais significa que precisa do pacote Surfshark One, o que aumenta consideravelmente a taxa mensal. Ainda assim, esta abordagem tem os seus prós e contras. A desvantagem é o aumento do custo global de um produto completo.

A vantagem é que, para utilizadores como eu, que já têm proteção contra ameaças, não temos de pagar por algo de que não precisamos.

 Críticas de utilizadores da Surfshark – Porque é que as pessoas escolhem a Surfshark 

Ouvir isto apenas da minha boca pode suscitar algumas dúvidas. A Surfshark, no entanto, conta com o apoio de milhares de clientes. A marca obtém uma sólida classificação geral de 4.5 em mais de 15,000 avaliações do TrustPilot. É algo com o qual poucas marcas se podem comparar.

Muitos utilizadores comentaram o excelente serviço de apoio ao cliente, suporte e experiência de utilização da Surfshark. Eu também tive uma experiência fantástica com a Surfshark nos últimos três anos como cliente.

 Planos e Preços da Surfshark 

Quanto custa a Surfshark VPN?

Planos e Preços da Surfshark
A Surfshark tem uma óptima relação qualidade/preço – a VPN suporta ligações ilimitadas de dispositivos e custa apenas 2.30$ por mês.

Apesar de uma rede de servidores em expansão e de um número cada vez mais significativo de funcionalidades, os preços da Surfshark são relativamente consistentes. Não aumentaram as taxas até ao limite. Quando me registei há alguns anos, paguei 1.99$ / mês. Atualmente, o preço permanece em apenas 2.49$ / mês.

Quando se pode encontrar opções mais baratas, a Surfshark parece ser o ápice da relação entre preço e desempenho. Considero-a uma autêntica pechincha pela qualidade do serviço que oferece. 

Para saber mais, visite a Surfshark online.

Após a compra: Como descarregar e instalar a Surfshark

Antes de transferir a Surfshark, deve registar-se numa conta para uma experiência mais fácil. O pacote de transferência é pequeno e demora apenas um momento a ser instalado no seu dispositivo. O processo será ligeiramente diferente consoante a plataforma que estiver a utilizar;

Configuração e instalação – Configurações fáceis, mesmo em alguns dispositivos incompatíveis

Instalar a Surfshark no Microsoft Windows

Existem duas maneiras principais de configurar a SurfShark no Windows 10. A primeira e mais fácil é usar a aplicação fornecida pela SurfShark. Prefiro assim, pois é mais conveniente e a aplicação nativa oferece mais funcionalidades.

Método 1. Instalar a Surfshark através da sua aplicação para Windows

Para instalar a aplicação:

  1. Visite o site da Surfshark e transfira a aplicação para Windows
  2. Faça duplo clique no ficheiro do instalador para iniciar a instalação
  3. Quando a instalação estiver concluída, clique em “Executar” para iniciar a aplicação

Ser-lhe-á pedido que inicie sessão na sua conta ou que crie uma nova conta. Se ainda não se inscreveu no serviço, opte por registar uma conta. Se já tiver uma conta, introduza o seu endereço de e-mail e a sua palavra-passe. 

Para se conectar a um servidor SurfShark, pode clicar no botão “Conectar” e deixar que a Surfshark escolha o melhor servidor para si ou clicar numa opção no separador “Localizações” se desejar conectar-se a um país/servidor específico. A Surfshark tem mais de 3,200 servidores VPN em 65 países.

Método 2. Instalação manual no Windows

configurando a VPN no Windows 10 usando a instalação manual
A interface GUI do OpenVPN é separada da sua instalação principal do Windows.

A forma de configurar manualmente a Surfshark no Windows depende do protocolo que pretende utilizar.

Diferentes protocolos VPN oferecem diferentes níveis de segurança e desempenho. Para saber mais sobre isto, leia o nosso Guia VPN. Normalmente, prefiro o OpenVPN devido à sua melhor segurança em comparação com outros protocolos existentes.

Para configurar a Surfshark manualmente para o OpenVPN no Windows:

  1. Descarregue a GUI do OpenVPN (aqui) e instale-a
  2. Transfira os ficheiros de configuração OpenVPN (normalmente num ficheiro ZIP) do seu fornecedor de VPN. Recomendo que extraia esses ficheiros para uma pasta separada dentro do seu diretório de instalação do OpenVPN (por exemplo, C:\Users\YourUsername\OpenVPN\config)
  3. Executar a aplicação OpenVPN
  4. Clique com o botão direito do rato no ícone OpenVPN na sua área de notificações (aqui)
  5. Escolha o servidor que pretende e clique em “Ligar”
  6. Introduza o seu nome de utilizador e a sua palavra-passe

Instalar a Surfshark no Android

Surfshark Aplicativo na Google Play Store
Aplicação Surfshark na Google Play Store.

Dada a simplicidade dos dispositivos móveis, a configuração da SurfShark no Android é provavelmente o método mais fácil de todos:

  1. Inicie a aplicação Play Store no seu dispositivo
  2. Procure pela Surfshark e instale-a
  3. Inicie a aplicação e inicie sessão com as suas credenciais
  4. Prima o botão “Ligar” para iniciar o serviço

Também pode escolher a sua localização a partir da lista de servidores/países na aplicação.

Surfshark VPN para iPhone/iOS

configurando a VPN no iOS
Aplicação Surfshark na Apple App Store.

A configuração de uma VPN no seu dispositivo iOS deve ser tão simples como na plataforma Android:

  1. Encontre a aplicação Surfshark na App Store
  2. Transfira e instale a aplicação
  3. Uma vez feito isso, basta iniciar a aplicação e premir o botão “Ligar”

Instalar a Surfshark em navegadores da web

A Surfshark tem extensões para navegadores, tanto para o Chrome como para o Firefox. Embora essas extensões sejam convenientes e leves, eu recomendo usar a aplicação completa. As extensões de navegador são melhores para utilizadores ocasionais que não deixam frequentemente a sua VPN ativada.

Extensão Surfshark para Google Chrome

  1. Visite a loja do Chrome e procure a sua extensão VPN
  2. Quando encontrar a opção correta, clique em “Adicionar ao Chrome”
  3. Clique no ícone da extensão na barra de ferramentas do seu navegador
  4. Introduza as suas credenciais de início de sessão
  5. Prima o botão “Ligação rápida” e já está

Extensão Surfshark para Mozilla Firefox

  1. Clique no ícone Menu (com três linhas horizontais) e selecione “Complementos”
  2. Procure o complemento Surfshark e clique nele
  3. Clique em “+ Adicionar ao Firefox”
  4. Uma vez instalado, clique no ícone na barra de ferramentas e introduza as suas credenciais
  5. Carregue no botão “Quick Connect” (Ligação rápida) e está pronto a utilizar

Instalação da Surfshark em routers

configurando VPN em roteadores
As VPNs podem ser instaladas em alguns routers, mas têm frequentemente um desempenho limitado.

Antes de começar, deve saber algumas coisas sobre VPNs em routers. Uma vez que as VPNs utilizam frequentemente encriptação pesada, o desempenho dos routers é muitas vezes afetado negativamente devido às suas capacidades limitadas de hardware.

Além disso, nem todos os routers suportam VPNs. Se quiser usar uma VPN no seu router, certifique-se de que ele o pode fazer antes de se inscrever no serviço! Tal como a configuração manual no Windows, terá de descarregar os ficheiros de configuração OpenVPN da Surfshark. Depois:

  1. Inicie sessão no painel de administração do seu router
  2. Clique em “VPN” no menu e depois em “OpenVPN”
  3. Selecione ” Cliente OpenVPN” e clique em “Adicionar Perfil”
  4. Selecione o separador “OpenVPN” e preencha as suas credenciais
  5. Clique em ” Escolher ficheiro” para selecionar um ficheiro de configuração OpenVPN e, em seguida, clique em “Upload”
  6. Clique OK”

O perfil deve aparecer na sua lista de ligações VPN. Para iniciar qualquer uma delas, escolha a que pretende e prima o botão “Ativar”.

Nota: Atualmente, a maioria dos routers ainda não implementou suporte para o WireGuard. A única excepção que conheço é a Asus. Mesmo assim, só está disponível na versão Beta do firmware de alguns dos seus modelos de routers. Se quiser usar WireGuard com Surfshark no seu router, irá precisar de um dos seguintes routers Asus: GT-AX11000ZenWiFi XT8RT-AX88URT-AX82URT-AC86URT-AC68U.

Para saber mais, visite a Surfshark online.

 Veredicto – A Surfshark é uma boa VPN? 

Adoro a Surfshark e sou fã deles desde os primeiros tempos. Ao longo dos anos, a minha opinião não mudou. Continua a ser uma das melhores opções de VPN disponíveis. É um daqueles serviços que consegue melhorar com o tempo.

Para além da excelente privacidade e segurança, é de louvar a rapidez com que a Surfshark adopta novas tecnologias como o WireGuard. Foi uma das primeiras marcas a entrar na piscina – algo em que muitos concorrentes hesitam.

Recomendo vivamente a Surfshark para quem procura uma combinação das melhores funcionalidades VPN a um preço acessível.

Alternativas à Surfshark

Se a Surfshark não for a solução ideal para si, existem outras opções. Embora existam centenas de marcas de VPN no mercado, apenas algumas são rápidas, seguras de utilizar e proporcionam uma experiência de utilizador decente.

Compare Surfshark VPN com outros fornecedores

Serviços VPN *Subscrição de 6 mesesSubscrição de 2 / 3 anos
Surfshark12.95$ / mês2.30$ / mês
AtlastVPN10.99$ / mês2.05$ / mês
CyberGhost12.99$ / mês2.29$ / mês
ExpressVPN12.95$ / mês6.67$ / mês
IPVanish10.99$ / mês3.33$ / mês
NordVPN11.99$ / mês3.99$ / mês
TorGuard9.99$ / mês4.99$ / mês
VyprVPN15.00$ / mês8.33$ / mês

Para ver mais opções de serviços VPN, consulte a nossa lista dos 10 melhores serviços de VPN.

Perguntas frequentes sobre a Surfshark

A Surfshark VPN é recomendada?

Sim, a Surfshark é recomendada. Para além da excelente privacidade e segurança, a rapidez com que a Surfshark adopta novas tecnologias como o WireGuard é louvável. Recomendo vivamente a Surfshark a quem procura uma combinação das melhores funcionalidades VPN a um preço acessível. 

É possível utilizar a Surfshark VPN em vários dispositivos?

Sim, pode instalar e utilizar a SurfShark VPN em dispositivos ilimitados.

Em quantos dispositivos posso instalar a Surfshark?

Pode instalar a Surfshark num número ilimitado de dispositivos. A Surfshark é um dos poucos serviços VPN que não limita o número de conexões que pode utilizar simultaneamente – quer seja uma família com seis dispositivos ou uma empresa com várias lojas.

Quanto custa a Surfshark?

A Surfshark custa 12.95$ por mês se se inscrever numa base mensal. Para aqueles que subscrevem o seu plano de dois anos, os preços descem para 2.49$/mês.

Como é que pago as minhas taxas de subscrição da Surfshark?

Pode pagar à Surfshark com todos os principais cartões de crédito (Visa, Master, Amex, Discover), PayPal, Google Pay, Amazon Pay ou criptomoedas utilizando CoinGate ou CoinPayments.

A Surfshark é propriedade da NordVPN?

No início de fevereiro de 2022, a Nord Security e a Surfshark anunciaram que estavam a fundir-se, tornando a Nord Security a proprietária da NordVPN e da Surfshark. De acordo com o anúncio públicoda SurfShark, as duas empresas irão continuar a funcionar como empresas separadas, com infrastruturas VPN distintas e planos de desenvolvimento empresarial diferentes.. 

A Surfshark é uma empresa chinesa?

Não. A Surfshark é uma empresa de serviços VPN fundada nas Ilhas Virgens Britânicas e que recentemente transferiu a sua sede para os Países Baixos. É uma filial da Nord Security – com sede no Panamá. 

Existem aplicações Surfshark para FireTV Stick, Apple TV ou smart TV?

Sim. A Surfshark fornece uma série de aplicações para dispositivos de streaming como o Roku, Apple TV e Android TV. Pode transferir estas aplicações diretamente a partir da Google Play Store ou da Apple App Store.

É fácil cancelar a subscrição da Surfshark?

Sim. Pode cancelar facilmente a sua subscrição Surfshark contactando o apoio ao cliente através de chat em tempo real ou e-mail ([email protegido]).

A Surfshark pode funcionar na China?

Sim – com base nos nossos testes com a Surfshark a partir do país, parece que a SurfShark é uma das principais empresas que permitem o acesso ilimitado à Internet aos utilizadores baseados na China. No entanto, a sua ligação pode ser inconsistente – especialmente durante feriados nacionais significativos, como os aniversários do partido comunista.

A Surfshark desbloqueia a Netflix, o Amazon Prime Video e o BBC iPlayer?

Sim, a Surfshark desbloqueia a maioria das principais plataformas de streaming de multimédia, incluindo Netflix, Amazon Prime Video e BBC iPlayer.

A Surfshark suporta a divisão de túnel (split tunneling)?

Sim, a Surfshark suporta “Split Tunneling” e chama-lhe “Surfshark Bypasser”. Com o Bypasser, pode ligar-se a dois IPs ao mesmo tempo e escolher quais os dados que quer encriptar e encaminhar através da Surfshark VPN.

Foto do autor

Artigo escrito por Timothy Shim

Continue lendo